Como recebemos o Espírito Santo?

Recebemos o Espírito Santo colocando nossa fé em Jesus Cristo. Isso é feito confessando Sua divindade e acreditando que Ele ressuscitou dos mortos. Ao confiarmos em Cristo, temos confiança para pedir a Deus que nos dê Seu Espírito e deixou a Liturgia Diária.

Os cristãos acreditam e adoram um Deus Triúno (ou seja, o Pai, o Filho e o Espírito Santo) que compartilha atributos divinos iguais. O momento em que oramos a Deus e aceitamos Jesus Cristo em nossos corações é, portanto, o momento em que recebemos o Espírito Santo.

Assim como é necessário saber quem é uma pessoa antes de podermos recebê-la com sinceridade, precisamos saber quem é o Espírito Santo antes de podermos recebê-lo e confiar nele de todo o coração.

A identidade do Espírito Santo

Jesus Cristo se referiu ao Espírito Santo como o Ajudador (também conhecido como Consolador, Advogado, Intercessor, Conselheiro): “Mas o Ajudador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos trará lembrai-vos de tudo o que vos tenho dito” ( João 14:26 ).

Uma maneira pela qual o Espírito Santo ministra aos crentes é fornecendo ajuda em oração:

Da mesma forma, o Espírito também ajuda em nossas fraquezas. Pois não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Ora, aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus ele intercede pelos santos ( Romanos 8:26-27)

Como recebemos o Espírito Santo?

O Espírito Santo também é referido como o Espírito de Cristo ( Romanos 8:9 ), o Espírito da verdade ( João 16:13 ), o Espírito eterno ( Hebreus 9:14 ) e o Espírito da graça ( Hebreus 10:29 ). ).

Observe que João e Paulo usam pronomes masculinos para o Espírito Santo, ao contrário da palavra grega normal pneuma (isto é, espírito), que é neutra.

O Espírito Santo de Deus é uma pessoa – não uma força ou influência impessoal – tanto quanto Deus Pai e o Filho são pessoas, possuindo intelecto, emoções e vontade.

O Ministério do Espírito Santo e Suas Bênçãos

O Espírito Santo é o Espírito de Deus, que habita, guia, ensina, capacita os crentes nascidos de novo a cumprir os propósitos de Deus em suas vidas e a convencer o mundo de seu pecado (de rejeitar Jesus Cristo como Salvador pessoal e da justiça de Deus e julgamento, João 16:8-11 ).

Na vida cristã, o Espírito Santo é o agente de Deus para a obra de regeneração (novo nascimento espiritual) e a obra de santificação (transformação da vida à semelhança de Cristo). O Espírito Santo ainda está trabalhando hoje, manifestando o poder de Deus na vida de cada cristão.

Em última análise, o Espírito Santo tem um papel distinto e essencial na salvação de cada crente. Assim como Deus Pai planeja a obra de salvação, Deus Filho executa o plano de salvação do Pai por meio da obra de redenção, Deus Espírito assegura o dom da salvação por meio da habitação, selamento e obras santificadoras na vida de cada crente em Cristo. ( João 14:16 ).

Que grande bênção sobrenatural temos no Espírito Santo!

A recepção do Espírito Santo e seu impacto

Os crentes em Cristo devem ser batizados, não apenas com água (que simboliza o arrependimento, Atos 2:38 ), mas também com o Espírito Santo (ou seja, o controle e capacitação de Deus para uma vida santa, manifestando o fruto do Espírito, Gálatas 5:22 -23 ).

Então, como recebemos o Espírito Santo? A resposta é “Pergunte”.

Todo crente recebe o Espírito Santo no momento da salvação.

Jesus deixa bem claro: “Se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai celestial dará o Espírito Santo aos que Lhe pedirem!” ( Lucas 11:13 ).

Podemos ter certeza de que pedir a Deus Pai que nos dê Seu Espírito é um pedido que O agrada. É o desejo do Pai celestial dar boas dádivas a Seus filhos — o Espírito Santo é o presente mais maravilhoso de Deus Pai para nós que cremos em Deus Filho, Jesus Cristo.

Continue lendoComo recebemos o Espírito Santo?

Promessas de oração para edificar sua fé

Deus te ama e Ele é por você! Você pode orar e obter os resultados que procura – porque Deus quer atender às suas necessidades!

Hebreus 11:6

Mas sem fé é impossível agradar e ser satisfatório para Ele. Pois quem se aproxima de Deus deve [necessariamente] acreditar que Deus existe e que Ele é o galardoador daqueles que o buscam com sinceridade e diligência – Versículo do Dia.

Tiago 4:8

Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês.

Hebreus 4:16

Aproximemo-nos, então, sem medo, com confiança e ousadia do trono da graça (o trono do favor imerecido de Deus para nós pecadores), para que possamos receber misericórdia [para nossas falhas] e achar graça para ajudar em tempo útil para cada necessidade [ajuda adequada e oportuna, chegando exatamente quando precisamos dela].

1 Tessalonicenses 5:17-1

Promessas de oração para edificar sua fé

Sede incessantes em oração [orando com perseverança]; Agradeça [a Deus] em tudo [não importa quais sejam as circunstâncias, seja grato e dê graças], porque esta é a vontade de Deus para vocês [que estão] em Cristo Jesus [o Revelador e Mediador dessa vontade].

1 João 3:22-23

E dele recebemos tudo o que pedimos, porque [observamos] suas ordens [observamos suas sugestões e injunções, seguimos seu plano para nós] e [habitualmente] praticamos o que é agradável a ele.

E esta é a Sua ordem (Seu comando, Sua injunção): que devemos acreditar (colocar nossa fé e confiança e aderir e confiar em) o nome de Seu Filho Jesus Cristo (o Messias), e que devemos amar um outro, assim como Ele nos ordenou.

1 João 5:14-15

E esta é a confiança (a certeza, o privilégio da ousadia) que temos Nele: [temos certeza] de que, se pedirmos alguma coisa (fazer qualquer pedido) de acordo com a Sua vontade (em acordo com seu próprio plano), Ele nos escuta e nos ouve.

E se (já que) sabemos [positivamente] que Ele nos ouve em tudo o que pedimos, também sabemos [com conhecimento estabelecido e absoluto] que [nos concedemos como nossas posses atuais] os pedidos feitos a Ele.

1 João 5:4

Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que conquista o mundo, a nossa fé.

1 Tessalonicenses 5:17

Sede incessantes em oração [orando com perseverança].

Colossenses 1:12-13

Dando graças ao Pai, que nos qualificou e nos tornou aptos para compartilhar a porção que é a herança dos santos (o povo santo de Deus) na Luz.

[O Pai] nos libertou e nos atraiu para Si do controle e domínio das trevas e nos transferiu para o reino do Filho do Seu amor…

Colossenses 1:9-10

Por esta razão, também nós, desde o dia em que ouvimos falar disso, não cessamos de orar e fazer [especial] pedido por você, [pedindo] que você seja cheio do pleno (profundo e claro ) conhecimento de Sua vontade em toda a sabedoria espiritual [na compreensão abrangente dos caminhos e propósitos de Deus] e na compreensão e discernimento das coisas espirituais –

Para que você possa andar (viver e se comportar) de uma maneira digna do Senhor, agradando plenamente a Ele e desejando agradá-Lo em todas as coisas, frutificando em toda boa obra e crescendo constantemente e aumentando no e pelo conhecimento de Deus [com visão, conhecimento e reconhecimento mais completos, profundos e claros].

Efésios 1:17-18

[Pois eu sempre oro] ao Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, que Ele possa conceder a vocês um espírito de sabedoria e revelação [de compreensão de mistérios e segredos] no [profundo e íntimo] conhecimento Dele, tendo os olhos do seu coração inundados de luz, para que você possa conhecer e entender a esperança para a qual Ele o chamou, e quão rica é a Sua gloriosa herança nos santos (Seus separados )…

Hebreus 11:6

Mas sem fé é impossível agradar e ser satisfatório para Ele. Pois quem se aproxima de Deus deve [necessariamente] acreditar que Deus existe e que Ele é o galardoador daqueles que o buscam com sinceridade e diligência.

Hebreus 4:16

Aproximemo-nos, então, sem medo, com confiança e ousadia do trono da graça (o trono do favor imerecido de Deus para nós pecadores), para que possamos receber misericórdia [para nossas falhas] e achar graça para ajudar em tempo útil para cada necessidade [ajuda adequada e oportuna, chegando exatamente quando precisamos dela].

Continue lendoPromessas de oração para edificar sua fé

Jesus é gentil e humilde – meditação

Em seu livro Gentle and Lowly (Gentil e Humilde), Dane Ortlund( o autor do livro) Escreve o seguinte:

Este livro é para… aqueles de nós que nos pegamos pensando: “Como pude estragar tudo de novo?” É por essa crescente suspeita que a paciência de Deus conosco está se esgotando. Para aqueles de nós que sabem que Deus nos ama, mas suspeitam que o decepcionamos profundamente. Quem falou a outros sobre o amor de Cristo ainda se pergunta se – quanto a nós – ele guarda um leve ressentimento. (Página 13 do livro)

Quando estamos presos no pecado. Quando a dor é muito profunda. Ou quando simplesmente não sabemos que caminho seguir espiritualmente, o que precisamos é de um guia. Alguém que venha nos pegar pela mão, lembrando-nos quem é Jesus e como Ele cuida de nós. Vamos olhar para o livro Gentle & Lowly (Gentil e Humilde) para ser esse guia.

Confira o guia espelhado no livro

Nas próximas semanas, publicaremos um artigo com uma pequena citação deste livro. Cada artigo terminará com um prompt reflexivo. O objetivo é pegar uma verdade única e simples do que aprendemos sobre Deus e pensar/orar/adorar a Deus por essa verdade.

Como se saboreássemos um bom vinho ou uma comida deliciosa. A meditação nos permite saborear quem é Deus. Passamos esta semana à nossa primeira citação:

Jesus é gentil e humilde - meditação

O que provoca ternura em Jesus não é a gravidade do pecado, mas se o pecador vai até ele.

Se você faz parte do próprio corpo de Cristo, seus pecados evocam seu coração mais profundo, sua compaixão e piedade. Ele “participa de você” – isto é, ele está do seu lado. Ele está do seu lado contra o seu pecado, não contra você por causa do seu pecado.

Ele odeia o pecado. Mas ele te ama. Entendemos isso, diz Goodwin, quando consideramos o ódio que um pai tem contra uma doença terrível que aflige seu filho – o pai odeia a doença enquanto ama o filho. De fato, em algum nível, a presença da doença atrai ainda mais seu coração para o filho. – Gentil e humilde

Conclusão

Sugestão Reflexiva: Passe algum tempo meditando e orando sobre como Jesus o ama, mesmo enquanto você luta contra o pecado. Você comprou o legalismo? Leia o salmo do dia, todas as manhãs para já iniciar o dia bem próximo a Deus.

A ideia de que você deve “sair do seu pecado” diante do coração de Cristo é para você? Ou, com textos do Evangelho como o Salmo 103, você vê Cristo amando você mesmo em seu pecado, o que por sua vez nos ajuda a odiar nosso pecado?

Entenda que Deus ele é amor e piedoso, ele é capaz de te perdoar por tudo de errado que já cometeu, se você se arrependeu de todo o seu coração e pediu perdão a ele, você já está perdoado.

Você não deve satisfação para ninguém que ainda usa seus erros do passado para jogar na sua cara hoje, fique longe desses tipos de pessoas que te tiram de perto de Deus e te tiram de perto de receber a sua benção.

Se ainda não o fez faça uma oração agora mesmo, leia sua bíblia, fale com Deus ai quietinho seu quarto mesmo. Pode ser de joelhos, sentado ou até mesmo lavando uma louça glorificando a ele. Qualquer lugar Deus pode te ouvir ta?

Deus é contigo e ele está trabalhando na sua vida a partir de hoje, só confie e espera que o milagre vai ser grande. Ah e não deixe de contar o seu testemunho para edificar a fé do seu irmão.

Ah e também se certifique-se de que está inscrito na nossa newsletter para nunca perder um artigo!

Continue lendoJesus é gentil e humilde – meditação