O marketing educacional, ele engloba todas as estratégias de marketing que são implementadas em formato digital.
O marketing existe desde 1800 e há muitas técnicas de marketing diferentes que uma empresa pode usar. As estratégias de marketing mais eficazes são aquelas que se baseiam em uma cuidadosa pesquisa de marketing e na compreensão do público-alvo /recursos/público-alvo.
Algumas das estratégias acima podem às vezes acontecer digitalmente, mas as sete formas de marketing a seguir acontecem apenas online:
1. Marketing de entrada
O inbound marketing é uma estratégia usada para trazer clientes em potencial até você, em vez de compartilhar uma mensagem.
Essa é uma estratégia de longo prazo que envolve muitos tipos diferentes de táticas de marketing digital para incentivar um cliente em potencial a avançar no funil de marketing.
O marketing de entrada usa estratégias de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO), marketing de conteúdo e marketing por e-mail para educar e incentivar clientes em potencial a interagir com uma marca ou empresa com mais frequência.
2. Marketing de mecanismos de busca
Search engine marketing é a estratégia de utilização de motores de busca como o Google. O marketing do mecanismo de pesquisa pode incluir anúncios pagos, como anúncios de pagamento por clique (PPC) e postagens sugeridas.
Também pode incluir estratégias orgânicas de SEO, como a criação de conteúdo otimizado na esperança de obter uma classificação alta no Google.
Empresas de SEO fornece esse serviço especifico.
3. Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo envolve a criação de conteúdo, como e-books ou webinars, para incentivar clientes em potencial a interagir com sua marca com mais frequência.
O objetivo do marketing de conteúdo é que os clientes em potencial compartilhem algumas informações, como um endereço de e-mail, para que a empresa possa continuar o marketing para você de diferentes maneiras.
4. Marketing de afiliados
O marketing de afiliados é uma estratégia na qual uma empresa paga comissão a um site externo por vendas geradas por meio de referências de sites.
Isso é comumente usado em combinação com estratégias de marketing de influenciadores para atingir um grupo demográfico muito focado de consumidores.
5. Marketing de mídia social
O marketing de mídia social usa plataformas de mídia social como um canal principal para compartilhar suas mensagens. O marketing de mídia social pode ser anúncios pagos, conteúdo orgânico ou conteúdo gerado pelo usuário. O marketing de mídia social é comumente usado por empresas de comércio eletrônico.
Às vezes, o marketing de mídia social pode se tornar viral. Por exemplo, quando ocorreu um apagão durante o Super Bowl XLVII, a Oreo conseguiu capitalizar a falta de energia e postou uma piada muito oportuna e relevante no Twitter . O único tweet trouxe muito buzz para a marca Oreo. Este é um exemplo de marketing viral.
6. E-mail marketing
O marketing por e-mail é uma estratégia em que você envia mensagens de marketing para clientes em potencial por e-mail. Ele é usado em estratégias de marketing B2B e B2C e é uma das maneiras mais eficazes de garantir que você atinja seu mercado-alvo.
Um dos principais benefícios do email marketing é que é fácil implementar algum tipo de segmentação em suas mensagens de marketing. Se você deseja testar quais públicos respondem a determinadas mensagens, essa é uma boa estratégia de marketing a ser usada.
7. Marketing móvel
O marketing móvel envolve o envio de mensagens de marketing por meio de notificações push ou mensagens de texto. Essa tática pode ser usada para atingir muitos objetivos diferentes, como incentivar a abertura de aplicativos para aumentar os usuários ativos diariamente ou compartilhar cupons com descontos, como você faria com o e-mail.
A desvantagem dessa forma de marketing é que você precisa de números de telefone de clientes e essas informações são mais difíceis de obter do que endereços de e-mail.