Existem algumas maneiras de melhorar a segurança contra incêndio no local de trabalho, e nesse artigo colocamos algumas, confira:
Dica nº 1: atribua funções de segurança contra incêndio
Se a sua organização não designou pelo menos uma pessoa (idealmente, uma equipe de pessoas) para supervisionar a segurança contra incêndio, esta deve ser a primeira prioridade da sua organização.
Cada empresa deve encontrar pelo menos uma pessoa para servir como seu Fire Warden. Alguns candidatos que podem fazer sentido para a função incluem o gerente de escritório, gerente de instalações, gerente de segurança ou gerente de recursos humanos da sua empresa.
Lembre também que é importante a Instalação e Manutenção da Rede de Hidrantes para prevenir em dia de incêndio.
Essa pessoa ou equipe deve desenvolver uma compreensão clara de quais condições podem levar a um incêndio no local de trabalho e como sua organização está atualmente.
Tarefas do bombeiro:
- Auxiliar na implementação e melhoria de procedimentos de emergência eficazes em seu local de trabalho;
- Realize um passo a passo completo do espaço de trabalho da sua empresa para avaliar os riscos de incêndio;
- Aumentar a conscientização (tanto com a liderança quanto com a equipe) sobre os perigos de incêndio existentes;
- Documente as áreas de risco e trabalhe com a liderança para resolvê-las;
- Ajude a prevenir emergências avaliando as medidas de controle de risco de incêndio;
- Educar os funcionários sobre como responder a uma emergência;
- Planejar e executar simulações de incêndio regulares;
- Continue com orientações de prevenção de incêndio de rotina;
- Lembre-se de que é importante designar uma pessoa específica responsável pelo risco e prevenção de incêndio no local de trabalho.
Dica nº 2: Identifique os riscos no local de trabalho
A ameaça da maioria dos incêndios no local de trabalho pode ser extinta bem antes da faísca inicial. Na verdade, há uma variedade de fatores que colocam uma empresa em maior risco de ocorrer um incidente de incêndio.
- Utensílios de cozinha;
- Fiação elétrica;
- Tiras de energia (sobrecarregadas);
- Equipamento de Iluminação;
- aparelhos de aquecimento;
- Incêndio culposo;
- Materiais para fumar;
- Exposição;
- Equipamento de escritório/entretenimento;
Dica 3: Preste atenção às áreas propensas a incêndios
Como existem vários fatores de uma indústria para outra, não há nenhuma panacéia de segurança contra incêndio que funcione em todos os setores.
Dito isso, existem áreas comuns dentro de muitos ambientes de trabalho convencionais que devem ser vistas como de maior risco.
Pouco mais de um quinto dos incêndios relatados no local de trabalho em um período de cinco anos começaram na cozinha de um escritório ou na área de cozinha. Qualquer estrutura com uma cozinha contendo uma torradeira, micro-ondas ou aparelho de aquecimento é vulnerável.
Também deve ser notado que, embora apenas 2% dos incêndios tenham começado no teto/sótão de um local de trabalho, esses incêndios foram responsáveis por 13% dos danos diretos à propriedade.
É claro que todas as áreas do escritório devem receber a mesma atenção, mas é útil entender as áreas propensas a incêndios em seu espaço de trabalho e quais pontos de origem produzem mais danos.
Há também precauções que toda empresa deve tomar para diminuir o impacto se ocorrer um incêndio. Isso inclui minimizar o papel solto em todo o escritório, armazenar adequadamente materiais inflamáveis e instruir todos os funcionários sobre prevenção e protocolo de resposta a incêndios.
Mantenha aparelhos funcionais (tanto na cozinha quanto em outros lugares) e realize inspeções elétricas de rotina para ajudar a mitigar o risco de ocorrência de um incêndio.
Dica 4: Eduque os funcionários sobre as diretrizes de segurança contra incêndio
A Administração de Segurança e Saúde Ocupacional (OSHA) exige que as organizações, dependendo da indústria específica e dos materiais perigosos presentes, sigam diretrizes rígidas de segurança. Além disso, as empresas têm o dever de cuidar de seus funcionários.
Essa responsabilidade legal e moral exige que os empregadores façam tudo ao seu alcance para manter seu pessoal fora de perigo.
Mas independentemente da obrigação legal, toda organização deve estar comprometida com um ambiente de trabalho seguro. E isso começa com a educação.
O plano de prevenção de incêndio de toda organização deve ser feito por escrito, afixado de forma visível no local de trabalho e disponibilizado para revisão por todos os funcionários. Alguns componentes chave:
- Articule claramente todos os principais riscos de incêndio;
- Instrua os funcionários sobre como manusear e armazenar adequadamente materiais perigosos;
- Educar os funcionários sobre potenciais fontes de ignição e seu controle;
- Comunique qual equipamento de proteção contra incêndio está instalado para lidar com cada perigo maior;
- Comunique o protocolo de evacuação e como usar o sistema de notificação de emergência da sua empresa;
- Incluir procedimentos para controlar o acúmulo de resíduos inflamáveis e combustíveis;
- Incluir proteções instaladas em equipamentos de produção de calor para evitar a ignição acidental de materiais combustíveis;
- Desenvolva uma lista que contenha os nomes/cargos dos vigilantes internos de segurança contra incêndio;
- Deve-se notar que os empregadores devem informar seu pessoal sobre quaisquer riscos de incêndio a que possam estar expostos durante o desempenho do trabalho. Além disso, os empregadores também devem revisar o plano de prevenção de incêndio com todos os funcionários.
Dica 6: Use uma lista de verificação de segurança contra incêndio
Proteger sua empresa contra incêndios no local de trabalho começa com a compreensão dos riscos enfrentados por sua organização. A tarefa pode parecer esmagadora, e é por isso que uma lista de verificação simplificada é um ótimo ponto de partida.