O vômito é um sinal comum de estômago irritado e intestino inflamado ou desconforto gastrointestinal.
Como quase todos os donos de cães sabem, o vômito em cães é uma coisa desagradável de se testemunhar e pode ser angustiante.
Mas, lembre-se também de que esta é a maneira do seu animal de estimação esvaziar o estômago de material indigerível para evitar que permaneça em seu sistema ou atinja outras áreas do corpo.
O que está causando o vômito do meu cachorro?
Várias coisas podem fazer um cachorro vomitar, o que não é tão incomum. Às vezes, até cães saudáveis adoecem sem motivo aparente e se recuperam rapidamente.
É possível que seu filhote tenha comido muito rápido, jantado com muita grama ou comido algo que seu estômago discordou.
Esse tipo de vômito pode ser uma ocorrência única e não ser acompanhado por nenhum outro sintoma. Então, você pode não ter nada para se preocupar.
Causas potenciais de vômito agudo (súbito ou grave) podem ser uma doença, distúrbio ou complicação de saúde, incluindo:
- Ingestão de venenos, toxinas ou alimentos (lixo, chocolate, anticoagulante)
- Insolação
- Reação à medicação
- Infecção bacteriana ou viral
- Falência renal
- Insuficiência hepática
- Pancreatite
- Mudança na dieta
- Inchar
Quando o vômito em cães é motivo de preocupação?
O vômito pode ser motivo de alguma preocupação e constituir uma emergência veterinária grave se você observar algum destes sinais:
- Vomitar muito de uma só vez;
- Vomitar sem sair nada;
- Vomitando sangue;
- vômito crônico;
- Vômitos contínuos;
- Vômitos em conjunto com outros sintomas como letargia, perda de peso, febre, anemia, etc;
- Diarréia sanguinolenta;
- Suspeita de ingestão de corpo estranho (como alimentos, objetos, brinquedos infantis, etc.);
- convulsões;
- Vômito Crônico.
Se você achar que seu cão está vomitando com frequência ou se tornou um problema crônico ou de longo prazo, isso é motivo de preocupação, especialmente se você notou sintomas como dor abdominal, depressão, desidratação, sangue, falta de apetite, febre, fraqueza e perda de peso ou outros comportamentos incomuns, procure logo por um laboratório veterinário.
Estes podem ser causados por:
- Câncer;
- Insuficiência hepática ou renal;
- infecção uterina;
- Constipação;
- Obstrução intestinal;
- Colite.
Como um pai cauteloso, é sempre melhor priorizar a segurança e o cuidado quando se trata da saúde do seu cão. A melhor maneira de saber se o vômito do seu cão é normal ou não é entrar em contato com o veterinário.
O que devo fazer se meu cachorro não para de vomitar?
Seu veterinário precisará de sua ajuda para encontrar a causa do vômito com base em seu histórico médico e atividades recentes.
Por exemplo, se o seu cão andou curiosamente explorando os quartos das crianças ou você o pegou cheirando a geladeira, é possível que ele tenha se metido em algo que não deveria.
Você passa todos os dias com seu cão, então provavelmente será a melhor fonte de informação do seu veterinário quando se trata de diagnosticar o problema. Seu veterinário pode então testar, diagnosticar e tratar a condição.
Uma nota sobre a indução de vômito em cães
Muitos proprietários em pânico provavelmente pesquisaram no Google “como induzir o vômito em cães”. As toxinas causam distúrbios gastrointestinais, mas causam sérios danos quando são absorvidas pela corrente sanguínea à medida que entram nos tecidos.
Com a descontaminação, o objetivo é eliminar a toxina do corpo antes que ela seja absorvida. Se o vômito ocorrer antes que os intestinos absorvam a toxina, a toxicidade pode ser evitada.
No entanto, os donos de cães devem saber que induzir o vômito em casa não é recomendado, exceto em circunstâncias extremas.
Além disso, isso sempre deve ser feito sob a orientação de um veterinário licenciado. Antes de tomar esta ação, ligue para o seu veterinário principal ou para um centro veterinário de controle de envenenamento para obter orientação.
Se o vômito deve ser induzido em casa depende do que e quanto seu cão consumiu e quanto tempo se passou – há uma chance de que a substância ou a quantidade consumida não seja tóxica, portanto, induzir o vômito não seria necessário.
Embora o vômito possa trazer com segurança a maioria das toxinas, algumas causarão mais danos ao passar pelo esôfago uma segunda vez, movendo-se pelo trato GI. Estes incluem alvejante, produtos de limpeza e outros produtos químicos cáusticos e produtos à base de petróleo.
Além disso, se o peróxido de hidrogênio a 3% (a única substância doméstica segura que pode ser usada para induzir o vômito em cães) for administrado incorretamente, ele pode entrar nos pulmões e causar problemas significativos, como pneumonia.
Além disso, se o seu cão tiver uma condição de saúde pré-existente ou outros sintomas, isso pode resultar em riscos à saúde. Se for necessário, é preferível ter um veterinário qualificado induzindo vômito na clínica.
Quando não induzir o vômito
O vômito nunca deve ser induzido em um cão que é:
- Tendo uma convulsão ou recentemente teve uma convulsão;
- Letárgico;
- Sem resposta ou inconsciente;
- Já vomitando.
Além disso, o peróxido de hidrogênio não deve ser usado para induzir o vômito em gatos, pois é muito irritante para o estômago dos gatinhos e pode causar problemas no esôfago.
O que devo fazer se suspeitar que meu cachorro ingeriu uma toxina?
Entre em contato imediatamente com seu veterinário ou o controle de veneno é a melhor coisa que você pode fazer depois que seu animal de estimação ingere uma toxina.