Como recebemos o Espírito Santo?

Como recebemos o Espírito Santo?

Recebemos o Espírito Santo colocando nossa fé em Jesus Cristo. Isso é feito confessando Sua divindade e acreditando que Ele ressuscitou dos mortos. Ao confiarmos em Cristo, temos confiança para pedir a Deus que nos dê Seu Espírito e deixou a Liturgia Diária.

Os cristãos acreditam e adoram um Deus Triúno (ou seja, o Pai, o Filho e o Espírito Santo) que compartilha atributos divinos iguais. O momento em que oramos a Deus e aceitamos Jesus Cristo em nossos corações é, portanto, o momento em que recebemos o Espírito Santo.

Assim como é necessário saber quem é uma pessoa antes de podermos recebê-la com sinceridade, precisamos saber quem é o Espírito Santo antes de podermos recebê-lo e confiar nele de todo o coração.

A identidade do Espírito Santo

Jesus Cristo se referiu ao Espírito Santo como o Ajudador (também conhecido como Consolador, Advogado, Intercessor, Conselheiro): “Mas o Ajudador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos trará lembrai-vos de tudo o que vos tenho dito” ( João 14:26 ).

Uma maneira pela qual o Espírito Santo ministra aos crentes é fornecendo ajuda em oração:

Da mesma forma, o Espírito também ajuda em nossas fraquezas. Pois não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Ora, aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus ele intercede pelos santos ( Romanos 8:26-27)

Como recebemos o Espírito Santo?

O Espírito Santo também é referido como o Espírito de Cristo ( Romanos 8:9 ), o Espírito da verdade ( João 16:13 ), o Espírito eterno ( Hebreus 9:14 ) e o Espírito da graça ( Hebreus 10:29 ). ).

Veja também:  Remédios para emagrecer rápido vendidos em farmácias: entenda os riscos e benefícios

Observe que João e Paulo usam pronomes masculinos para o Espírito Santo, ao contrário da palavra grega normal pneuma (isto é, espírito), que é neutra.

O Espírito Santo de Deus é uma pessoa – não uma força ou influência impessoal – tanto quanto Deus Pai e o Filho são pessoas, possuindo intelecto, emoções e vontade.

O Ministério do Espírito Santo e Suas Bênçãos

O Espírito Santo é o Espírito de Deus, que habita, guia, ensina, capacita os crentes nascidos de novo a cumprir os propósitos de Deus em suas vidas e a convencer o mundo de seu pecado (de rejeitar Jesus Cristo como Salvador pessoal e da justiça de Deus e julgamento, João 16:8-11 ).

Na vida cristã, o Espírito Santo é o agente de Deus para a obra de regeneração (novo nascimento espiritual) e a obra de santificação (transformação da vida à semelhança de Cristo). O Espírito Santo ainda está trabalhando hoje, manifestando o poder de Deus na vida de cada cristão.

Em última análise, o Espírito Santo tem um papel distinto e essencial na salvação de cada crente. Assim como Deus Pai planeja a obra de salvação, Deus Filho executa o plano de salvação do Pai por meio da obra de redenção, Deus Espírito assegura o dom da salvação por meio da habitação, selamento e obras santificadoras na vida de cada crente em Cristo. ( João 14:16 ).

Que grande bênção sobrenatural temos no Espírito Santo!

A recepção do Espírito Santo e seu impacto

Os crentes em Cristo devem ser batizados, não apenas com água (que simboliza o arrependimento, Atos 2:38 ), mas também com o Espírito Santo (ou seja, o controle e capacitação de Deus para uma vida santa, manifestando o fruto do Espírito, Gálatas 5:22 -23 ).

Veja também:  Descubra as marcas mais famosas de moda infantil

Então, como recebemos o Espírito Santo? A resposta é “Pergunte”.

Todo crente recebe o Espírito Santo no momento da salvação.

Jesus deixa bem claro: “Se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai celestial dará o Espírito Santo aos que Lhe pedirem!” ( Lucas 11:13 ).

Podemos ter certeza de que pedir a Deus Pai que nos dê Seu Espírito é um pedido que O agrada. É o desejo do Pai celestial dar boas dádivas a Seus filhos — o Espírito Santo é o presente mais maravilhoso de Deus Pai para nós que cremos em Deus Filho, Jesus Cristo.

Deixe um comentário