Como usar corretamente um extintor de incêndio

Como usar corretamente um extintor de incêndio

Outubro é o mês da prevenção contra incêndios , o que significa que é hora de rever a segurança e a prevenção contra incêndios e procurar saber mais sobre AVCB

(Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

Caso o seu extintor de incêndio esteja coletando poeira, aqui está tudo o que você precisa saber antes de limpá-lo e combater um incêndio em sua casa da maneira certa.

Todos nós deveríamos ter pelo menos um extintor de incêndio em algum lugar da nossa casa, mas não basta simplesmente manter um debaixo da pia da cozinha. Se houver um incêndio, sua segurança, depende de saber como usar o extintor de incêndio corretamente.

Escolha o extintor certo

A primeira coisa que você precisa saber são as diferentes classificações de incêndios , e a segunda que nem todos são incêndios, você precisa entender com quais tipos de incêndios você pode ter que lidar e garantir que seu extintor possa fazer o trabalho.

A maioria dos incêndios domésticos se enquadra em uma das seguintes categorias:

  • Classe A: Esses incêndios são alimentados por combustíveis sólidos como madeira, papel e tecido.
  • Classe B: Esses incêndios são alimentados por líquidos inflamáveis, como óleo, petróleo e gasolina.
  • Classe C: Esses incêndios são iniciados ou alimentados por fiação defeituosa, caixas de fusíveis e aparelhos.
  • Classe K: Esses incêndios são iniciados ou alimentados por óleos e graxas de cozinha, gorduras animais e gorduras vegetais.
Veja também:  8 maneiras seguras de aumentar sua libido

Todos os extintores de incêndio são rotulados para indicar quais classes de incêndio são projetados para combater. A maioria dos extintores de incêndio domésticos são considerados multiuso e rotulados para uso nas classes A, B e C.

Os extintores de classe K são mais pesados ​​e precisarão ser comprados separadamente. Sugerimos este extintor de 6 litros , pois se enquadra melhor na recomendação da AVCB.

Como usar corretamente um extintor de incêndio

Extintores de incêndio domésticos também são classificados para o tamanho do fogo que eles podem lidar com segurança. Quanto maior a classificação (equivalente ao número de galões de água necessários), maior o fogo que o extintor pode apagar.

Os incêndios de classe A são classificados de 1 a 40.
Os incêndios de classe B são classificados de 1 a 640.
Não há classificação de tamanho para incêndios de classe C.

Como usar um extintor de incêndio

Depois de entender os diferentes tipos de extintores de incêndio e seus usos, você precisa ser capaz de operar um adequadamente.

A melhor maneira de estar pronto para uma emergência de incêndio em sua casa é estudar as etapas abaixo e revisá-las regularmente para proteger sua casa e sua família.

1. Identifique uma rota de saída/fuga clara

Antes de operar o extintor de incêndio, certifique-se de ter um caminho de evacuação desobstruído. Se você não puder apagar o fogo, você precisará fazer uma saída segura. Considere isso ao determinar onde armazenar seu extintor de incêndio e certifique-se de ter várias opções de saída por perto depois de recuperá-lo.

2. Afaste-se

Enfrente o fogo e fique de costas para a saída clara que você identificou anteriormente. Você deve ficar entre seis e oito pés de distância das chamas enquanto se prepara para operar o extintor de incêndio.

Veja também:  Brigadeiro (Flan de fudge de chocolate brasileiro)

3. Extintor de descarga

Pode ser difícil pensar com clareza durante uma emergência, portanto, segurança contra incêndio tem um acrônimo de longa data para ajudá-lo a lembrar as etapas envolvidas na operação do extintor de incêndio. Ao extinguir um incêndio, você deve PASSAR :

P: Puxe o pino do extintor.

R: Aponte o bocal do extintor na mangueira para baixo, em direção à base do fogo.

S: Aperte a maçaneta ou alavanca para descarregar o extintor.

S: Varra o bocal para frente e para trás. Mantenha o extintor apontado para a base do fogo e mova-o de um lado para o outro até que as chamas se extingam.

4. Fique de olho nas coisas

Depois que as chamas parecerem apagadas, continue observando a área do fogo para se certificar de que não reacende. Se o fogo recomeçar, repita o processo PRSS.

5. Ligue para o corpo de bombeiros

Se você não teve a chance de chamar o corpo de bombeiros local antes de descarregar o extintor, faça isso agora. Eles poderão inspecionar o local do incêndio e garantir que ele esteja completamente extinto.

6. Vá para um lugar seguro

Quando o fogo estiver apagado, ou se você não conseguir extinguir o fogo, saia do local e encontre um local fora do alcance do fogo.

Como não temos oportunidades regulares de praticar o combate a incêndios, é fácil cometer erros simples quando chega a hora. Saiba onde a maioria das pessoas erra para evitar cometer um erro sob pressão.

Não ignore

Não ignore as instruções: Leia atentamente as instruções de operação que acompanham o seu extintor. Certifique-se de que todos os membros capazes de sua casa leiam e entendam as instruções. Revise-os regularmente ao realizar simulações de incêndio e revise seu plano de evacuação.

Deixe um comentário